Obama

segunda-feira, 16 de julho de 2007

As insuperáveis "Teses" de nosso jornalismo esportivo.


HÁ ALGUNS ANOS ATRÁS, PRESO NUM CONGESTIONAMENTO, LIGUEI O RÁDIO ANSIOSO POR SABER QUAL ERA O PLACAR DE UM JOGO DO ÍDOLO GUSTAVO KUERTEN – ESPIGADO E SOLITÁRIO DOM QUIXOTE COM UMA RAQUETE NA MÃO EM LUGAR DA LANÇA, E LARRY PASSOS, COMO FIEL SANCHO PANÇA - NUM PAÍS QUE... BEM... DEVE TER UMA QUADRA DE TÊNIS PARA ALGO EM TORNO DE 200.000 HABITANTES.
DE REPENTE, PRONTO A DAR A INFORMAÇÃO POR MIM DESEJADA, ENTRA O REPÓRTER, NO MEIO DE UM DAQUELES (MILHARES E INTERMINÁVEIS) PROGRAMAS ESPORTIVOS, COMANDADO POR UMA “ESTRELA” DO MEIO, O JORNALISTA FLÁVIO PRADO:
- TERMINOU O PRIMEIRO SET E INFELIZMENTE GUGA PERDEU POR SEIS A ZERO.
COMENTÁRIO ABALIZADO DO ROTUNDO COMANDANTE DO PROGRAMA:
- PUXA... QUE BELEZA....! POSSO IR EU LÁ, TAMBÉM... GARANTO QUE DE SEIS A ZERO, EU TAMBÉM CONSIGO PERDER !
GUGA TERMINOU LEVANTANDO A TAÇA, BATENDO INÚMERAS FERAS DE PAÍSES QUE DÃO ENORME INCENTIVO AO ESPORTE.
DO TÊNIS PARA O “ESPORTE BRETÃO”: EX-JORNALISTA PRATICANTE, E VETERANO DOS CAMPOS AMADORES PAULISTAS (E, MODÉSTIA À PARTE, TRATANDO A MENINA POR “VOCÊ), JÁ TIVE A “OPORTUNIDADE” DE JOGAR FUTEBOL COM DEZENAS DE JORNALISTAS, GRANDE PARTE DELES “ESPECIALISTAS” NA MATÉRIA, SENDO VÁRIOS FIGURINHAS CARIMBADAS DO VÍDEO .
VOCÊ SABE QUAIS SÃO... AQUELES, TRATADOS POR SEUS PARES COM ADJETIVOS COMO “MESTRE”, “ESPLÊNDIDO” E POR AÍ AFORA (JÁ REPAROU, QUERIDO LEITOR, COMO ELES SE PROMOVEM INCESSANTEMENTE UNS AOS OUTROS NO AR ?...CATEGORIA SOLIDÁRIA, NÃO É NÃO...? EXPERIMENTE MEXER COM UM SÓ DELES, PARA VER...)
SEM EXAGERO: NÃO CONHECI NENHUM (REPITO E GRIFO: NENHUM) QUE TIVESSE ALGUMA INTIMIDADE COM A PELOTA (E MUITOS, A BEM DA VERDADE, COM A CONCORDÂNCIA VERBAL, TAMBÉM).
TALVEZ EM HOMENAGEM AO VEÍCULO-MOR, COSTUMAM BATER NA BOLA COM O “RÁDIO”.
“PUXA... PORQUE ESCOLHERAM ESSA PROFISSÃO”, PERGUNTAVA-ME ?
VOU POUPÁ-LO, LEITOR: NÃO LISTAREI OS ABSURDOS REMOTOS QUE OUVI, VI OU LI, DURANTE MINHA SINA DE AMANTE DOS ESPORTES.
JÁ BASTA VÊ-LOS DIARIAMENTE MALTRATAR A LÍNGUA PÁTRIA E A ACADEMIA, DIZENDO A TODO MOMENTO NA TV QUE TÊM UMA “TESE” PARA EXPLICAR O PLACAR DO JOGO CRICIÚMA E BRASILIENSE OU UMA OUTRA “TESE” PARA O MOTIVO DA DEMISSÃO DO TÉCNICO DO NÁUTICO.
POR ISSO O PAÍS É RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE NOS MEIOS ACADÊMICOS: PELA PROFUSÃO DE “TESES”.
MAS, LIMITEMO-NOS A ESTA COPA AMÉRICA.
NOS DIAS QUE ANTECEDERAM A FINAL COM A ARGENTINA, OUVI TODO TIPO DE ADJETIVOS CONTRA DUNGA E COMANDADOS.
DE RIDÍCULO PARA BAIXO.
NÃO QUE EU TENHA SIDO FÃ DO FUTEBOL TOSCO DESSE EX-VOLANTE CAMPEÃO DO MUNDO; SEMPRE FUI CRÍTICO – MAS RENDI-ME À TAÇA DE CAMPEÃO DO MUNDO, QUE ERGUEU NOS EUA EM 1994.
MAS, ENTRE SÁBIOS AMIGOS (NENHUM JORNALISTA) OBSERVADORES DO FUTEBOL, JÁ COMENTÁVAMOS DURANTE E APÓS O FIASCO NA COPA DO MUNDO DE 2006, DE TRISTE LEMBRANÇA, QUE UM FUTEBOL SIMPLES NO MEIO-CAMPO, PRATICADO POR BRASILEIROS BAIXINHOS E TALENTOSOS COMO MINEIRO E JOSUÉ TERIA MAIS EFICIÊNCIA DO QUE SERIAL KILLERS DA BOLA COMO EMERSON, POR EXEMPLO – O CAMPEONATO MUNDIAL CONQUISTADO PELO SÃO PAULO ERA PROVA OBJETIVA DISSO.
DUNGA TEVE A CORAGEM DE COLOCÁ-LOS PARA JOGAR CONTRA RIQUELME, VERÓN E MESSI.
DOMINARAM A CENA. NENHUM ELOGIO AO TREINADOR.
TODOS PEDIAM A PRESENÇA DO ÓTIMO ALEX (EX-SANTOS, QUE PARREIRA IGNOROU OLIMPICAMENTE) AO LADO DO CLÁSSICO E EXCELENTE JUAN.
DUNGA COLOCOU PARA JOGAR, E O HOMEM DEU CONTA DO RECADO. NADA DE RECONHECIMENTO.
DANIEL ALVES FOI AVALIADO PELO CRAQUE DECO, DO BARCELONA, COMO “O MELHOR JOGADOR DE TODO O CAMPEONATO ESPANHOL”.
SÓ DUNGA COLOCOU ESSE PEQUENO BAIANO TALENTOSO PARA JOGAR (PUXA... MAIS UM PEQUENO E TALENTOSO... NÃO ERA ELE O DEFENSOR DO FUTEBOL-FORÇA ?). ELOGIOS ? NADA...
MAS, ENGRAÇADO MESMO, APÓS TANTAS E TANTAS E TANTAS BRAVATAS E XINGAMENTOS NAS JOVEM PANS, ESPNS, SPORTV 1, 2, 3, ETC, PRECONIZANDO UMA GOLEADA CERTA DOS PORTENHOS (CONFESSO... DESSA VEZ ATÉ EU IA EMBARCANDO NO MASSACRE ANTECIPADO...) FOI ESCUTAR, LER E VER ESSES MESMOS “COLEGAS” HOJE, APÓS A CONQUISTA DA TAÇA.
ESQUEÇAM OS MÉRITOS DA RAPAZIADA DE AMARELO, MOÇADA.
JURO QUE VI E OUVI - E MUITOS DOS QUE AQUI ME ACOMPANHAM DEVEM TER PRESENCIADO O MESMO: VÁRIOS (EU DISSE: VÁRIOS) DESSES ILUSTRES JORNALISTAS ESPORTIVOS, TIVERAM A PACHORRA DE CREDITAR O ÊXITO (E QUE ÊXITO !!) DO TIME DE DUNGA ... ÀS COBRANÇAS DA IMPRENSA (! !)... ÀS CRITICAS FEITAS, POIS “A SELEÇÃO BRASILEIRA, SEM ISSO, SE ACOMODA...”
PORTANTO, AMIGO, NÃO PERCA TEMPO NO TRABALHO OU EM CONVERSAS INÚTEIS DE BOTEQUIM, TENTANDO IDENTIFICAR O(S) PORQUÊ(S) DAQUELE DELICIOSO FUTEBOL DE ONTEM, QUE LAVOU NOSSA ALMA.
NÃO FOI O PAPO DE DUNGA E JORGINHO COM SEUS COMANDADOS OU A UNIÃO DO GRUPO.
NÃO FOI A SUPERAÇÃO DE JOGADORES (PARA MIM, LIMITADOS...) COMO JULIO BAPTISTA OU MAICON.
NÃO FOI NADA DISSO.
O MÉRITO, NOTORIAMENTE, FOI DA IMPRENSA ESPORTIVA.
VIVA CHICO LANG, FLAVIO PRADO, JOSÉ TRAJANO, JUCA KFHOURY, ROBERTO AVALLONE, MILTON NEVES E TANTOS E TANTOS OUTROS DOUTORES, COM SUAS TESES DIÁRIAS, BÊNÇÃOS DOS DEUSES PINÇADAS DO DEMIURGO NUMA FRAÇÃO DE SEGUNDOS, EM LANCES DE GENIALIDADE FRENTE ÀS CÂMERAS.
POR ISSO, CERTAMENTE, AGUARDA-OS MAIS ESPAÇO NOS JORNAIS, RÁDIO E TV.
AO MENOS, EM “TESE”.

Nenhum comentário: